São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP-M tem alta de 0,28% em agosto e 7,88% no ano

DA REDAÇÃO

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) da Fundação Getúlio Vargas caiu para 0,28% em agosto, contra 1,35% no mês anterior e 1,02% em junho.
No acumulado de 12 meses o IGP-M está abaixo de dois dígitos, com 9,74%, e neste ano, até agosto, em 7,88%.
O IGP-M, como o IGP, é uma média ponderada de três índices: o IPA-M (preços no atacado), com peso 6; o IPC-M (preços ao consumidor) no Rio e em São Paulo, com peso 3; e o INCC-M (custo da construção), com peso 1.
Em agosto, tanto IPA-M quanto IPC-M registraram variação de 0,22%. O INCC-M evoluiu 0,74%.
Entre os preços no atacado, os dos bens de produção subiram 0,20%, e os de consumo, 0,28%.
O IPA-M variou 5,82% neste ano e 6,18% nos últimos 12 meses. Neste último período, o dólar comercial foi valorizado em 7,7%.
Deflação
Dentro do IPC-M, dois itens -vestuário e educação, leitura e recreação- tiveram deflação (queda de preços) em agosto, de 1,47% e 0,01%, respectivamente. A Fipe também vem registrando queda no vestuário, em época de liquidação da moda de inverno.
Os demais itens do IPC-M tiveram variação pequena. O que mais se elevou (0,87%) foi o de habitação, que inclui preços do aluguel residencial.
No INCC-M de agosto, o custo da mão-de-obra teve alta de 0,67%, e o de materiais de construção, de 0,82%.
O IGP-M de agosto compara os preços médios de 21 de julho a 20 de agosto com os do mesmo período imediatamente anterior. A diferença com o IGP é que este coleta preços num mês completo.

Texto Anterior: Economia americana cresce 4,8%
Próximo Texto: Ajuste de bancos é rápido, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.