São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hoffman apresenta adaptação de Mamet

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

Dustin Hoffman quebrou ontem o protocolo do festival. Depois de ter recebido anteontem à noite o primeiro Leão de Ouro pela carreira, cavou uma projeção especial, com um debate posterior, para seu novo filme. Ainda inédito, "American Buffalo", foi dirigido por Michael Corrente a partir da peça já clássica de David Mamet ("Jogo de Emoções").
"Mamet queria uma documentação da peça. É virtualmente o texto intacto. Não se trata de um roteiro desenvolvido", explicou. O título faz referência a uma moeda antiga americana, que tinha numa face o perfil de um índio e na outra o desenho de um búfalo.
Segundo Hoffman, para Mamet "American Buffalo" é uma visão do capitalismo contemporâneo americano. "Primeiro, a América era a terra do indivíduo. Depois, essa promessa foi traída. Para se dar bem, era preciso alguém ferrar o indivíduo, por exemplo, vendendo-lhe um carro vagabundo. Agora, na era das corporações, você não precisa mais ferrar o indivíduo. Ele deve ser absorvido, eliminado."
A trama concentra-se sobre dois personagens: um vigarista de pequenos golpes (Hoffman) e o dono de um antiquário (Bruno Franz, de "Nova York Contra o Crime"). Como pôr as mãos numa moeda rara é o MacGuffin, o objetivo dramático que motiva o duelo de diálogos a que se resume essencialmente a peça.
"Filme não é diálogo", reconheceu o articulado e simpático Hoffman. "Um roteiro normal tem 120 páginas. Aqui foram 170 páginas, em uma hora e meia."
Orgulhoso, Hoffman disse não temer a repercussão. "Nunca a arte foi tão irrelevante. O cinema americano é hoje à prova de críticos. Não importa o que falem, 'Independence Day' rende milhões. Se gostarem, 'American Buffalo' vai dar uns dois dólares; se não, um", disse rindo.
Encerrando o encontro, a Folha pergunta-lhe sobre o currículo do diretor. Hoffman explica que Michael Corrente é um cineasta de 32 anos. "O único filme anterior dele chama-se 'Federal Hill' e foi feito com pouquíssimo dinheiro."

Texto Anterior: Canto espelha-se na França campestre
Próximo Texto: Dulcina de Moraes é enterrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.