São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos se rebelam em São Bernardo

DA AGÊNCIA FOLHA NO ABCD

Os 336 presos da Cadeia Pública de São Bernardo (Grande SP) iniciaram ontem, por volta das 10h, rebelião contra a superlotação.
Até as 19h30 de ontem, a rebelião não havia terminado. A cadeia tem capacidade para 108 detentos.
O diretor da cadeia, Oswaldo de Souza, disse que tentava negociar junto com o juiz-corregedor Antônio Maria Patinho Zorz a transferência de pelo menos 20 presos para outras cadeias da região.
Até as 19h30, a negociação com os presos não havia sido concluída. Policiais civis e militares cercavam a cadeia por medida de segurança. Segundo Souza, não estava em cogitação uma invasão.
Segundo ele, os presos quebraram os cadeados das celas e estavam amotinados no pátio. "Mas a situação está sob controle." Não houve fugas nem feridos.
O carcereiro Edilberto Ferreira da Silva disse que os presos se rebelaram no momento em que 25 PMs faziam a revista das 14 celas.
Segundo ele, um túnel de 3 m de comprimento por 40 cm de diâmetro foi descoberto em uma cela.
"Os presos ficaram revoltados com a descoberta e começaram a jogar urina e alimentos como suco de laranja e leite nos policiais, que tiveram que sair", afirmou.

Texto Anterior: Convento de frei Damião é assaltado
Próximo Texto: Partícula causa mais internações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.