São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce registro de ar inadequado

DA REPORTAGEM LOCAL

As estações medidoras de poluição na região metropolitana de São Paulo tiveram aumento de registros de qualidade de ar inadequada durante os dias de rodízio, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Nos 20 dias em que o programa vigorou, houve 108 registros de qualidade inadequada contra 90 no ano passado -um aumento de 20%. Os dados foram colhidos nos relatórios da rede telemétrica da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Cada registro informa uma média da qualidade do ar durante 24 horas em uma estação. Há dados de 22 das 25 estações da rede.
Os episódios de qualidade boa aumentaram este ano -46, em 1995, e 68, durante o rodízio.
Segundo o professor do Departamento de Física Aplicada da USP Américo Kerr, 43, as estatísticas podem ser usadas como indicadores dos efeitos práticos do rodízio.
"Mas não podemos condenar o rodízio, já que a qualidade do ar depende, sobretudo, de fatores meteorológicos." Há dois fatores básicos: dispersão (ventos e camada de inversão térmica) e condições de remoção dos poluentes (chuvas, principalmente).

Texto Anterior: Adulterar placa pode dar multa
Próximo Texto: Especialistas apontam erros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.