São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simpósio debate futuro do cinema

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

Com uma delegação de cineastas internacionais menos expressiva do que a prometida, acontece de hoje até segunda o simpósio "O Cinema do Terceiro Milênio", que conclui a celebração pela Bienal de Veneza do centenário do cinema.
Tendo por curador o crítico italiano Francesco Casetti, o encontro será aberto na tarde de hoje na Scuola Grande di San Giovanni Evangelista em Veneza, prosseguindo nos dias seguintes no imponente hotel des Bains do Lido veneziano.
A pauta de hoje prevê a abertura oficial do seminário na presença do ministro dos Bens Culturais, Walter Veltroni, do presidente da Bienal, Gian Luigi Rondi, e do diretor do festival, Gillo Pontecorvo.
A seguir, no primeiro painel, o escritor Daniele Del Giudice fala do "Cinema Futuro" e o produtor Marin Karmitz de "O Cinema do Novo Panorama de Mídia". Os principais comentaristas serão os cineastas Ettore Scola, Robert Zemeckis e Mniral Sen.
Amanhã de manhã o tema é produção e consumo, sem presenças notáveis. À tarde será a vez de debater a nova paisagem audiovisual, com intervenção principal de Jay David Bolter sobre o impacto do hipertexto e da realidade virtual.
Volker Schlõndorff é o destaque da primeira mesa, reunindo a segunda mais forte lista do evento: Ken Loach, Neil Jordan, Jacques Doillon, Amos Gitai e o escritor Antonio Skàrmeta ("O Carteiro e O Poeta").
As novas formas culturais serão discutidas na segunda cedo, entre outros, pelo presidente do júri, Roman Polanski, e pelo diretores Alexander Kluge e Sergio Cabrera.
A mesa vespertina de encerramento, "Cinema Entre as Mídias: Novos Espaços de Ação", terá por destaque a participação de Bernardo Bertolucci.

Texto Anterior: Schlõndorff filma 'Forrest Gump' do nazismo
Próximo Texto: Boas tradições italianas continuam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.