São Paulo, sábado, 31 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boas tradições italianas continuam

LEON CAKOFF
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM VENEZA

A 53ª Mostra de Veneza provou ontem que o vigor dos velhos tempos do cinema italiano continua.
Uma amostra foi o filme "Albergo Roma" (Hotel Roma), do estreante florentino Ugo Chiti, 53 anos de idade e bagagem como diretor teatral e roteirista de cinema.
Fiel à mais legítima tradição felliniana, o filme de Chiti perfila toda a fauna de personagens de uma pequena cidade afetada pela próxima visita de Mussolini e o ingresso da Itália na Segunda Guerra.
"Albergo Roma" se passa em torno de uma praça medieval, com personagens da hierarquia do fascismo e gente comum mas influente do final dos anos 30, como a costureira, o pároco e os músicos da banda que ensaiam a breve recepção ao Duce.
O alvoroço da comunidade tem base moral. Começa com o encontro de um feto aparentemente humano e faz com que todos suspeitem das mulheres dos outros. A investigação de cada um atropela hipocrisias e falsos moralismos.
Revela-se, com humor cáustico, uma sociedade secreta que finge que não se conhece. Uma gente que espalha boatos quando finge que não se fala.
Figurinos, roteiro, cenografia e uma composição de tipos humanos, tudo está impecável. Com a virtude de ainda dar a impressão de se estar diante de um filme simples e modesto.
Também no novo cinema italiano, Veneza revelou o filme de outro estreante, o napolitano Maurizio Fiume, 35, com a tragicomédia "Isotta", uma triste crônica da vida operária e de uma personagem obesa que sonha com a felicidade. É um filme que se desenvolve com amargura, dessa vez seguindo também outra boa escola do cinema italiano, a do diretor Nanni Moretti.
Documentário
"Hard Core Logo" era o nome de uma legendária banda punk de Vancouver, desfeita com o suicídio do seu líder Joe Dick.
A câmera invasiva mas reverente de Bruce McDonald comporta-se como se fosse o quinto membro do grupo, acompanhando-o por uma derradeira excursão durante o penúltimo e sempre rigoroso inverno canadense.

Texto Anterior: Simpósio debate futuro do cinema
Próximo Texto: Caetano e Gal promovem volta aos anos 60
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.