São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de SP lidera no ano, mas a renda fixa ainda é boa opção

Ibovespa se valoriza 45,6%; fundo de 60 dias dá 15%

DA REDAÇÃO

As Bolsas de Valores lideram o ranking das aplicações financeiras neste ano.
O Isenn, da Bolsa do Rio, com ponderação diferente, mostra alta de 22,07%, quase empatando com a valorização média dos fundos de ações até a última quarta-feira (23,62%, segundo a Anbid).
Mesmo abaixo do Índice Bovespa, esses indicadores superam a rentabilidade do segmento de renda fixa -sem contar, obviamente, fundos agressivos, que operam em mercados futuros.
Apesar do bom desempenho das Bolsas, analistas não recomendam ações a pequenos e médios investidores. É mercado de risco. Se houver mesmo desejo de arriscar um pouco, e pensando em retorno a longo prazo (mínimo de um ano), o conselho é de que apenas 20% ou 30% do dinheiro disponível sejam aplicados, e em fundos.
Nas aplicações de renda fixa, que pagam juros, a rentabilidade tem sido atraente, apesar da queda gradual dos juros nominais.
Os fundos de 60 dias, mais rentáveis, deram em média 15,03% líquidos até agosto, contra uma inflação de 7,88% medida pelo IGP e 8,94% (estimados) pela Fipe. A poupança está com 10,60%. O CDI (juro interbancário) acumula 18,20% no ano, porém brutos.

Texto Anterior: Justiça suspende a correção do FGTS
Próximo Texto: Avon cresce com vaidade das chinesas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.