São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área do três-dormitórios vai de 8 a 80

MAURO TEIXEIRA

MAURO TEIXEIRA; RODRIGO AMARAL
EDITOR DE IMÓVEIS E

Apartamento 'compacto' representa 56,7% dos negócios em São Paulo; tamanhos variam de 58 m2 a 212 m2

RODRIGO AMARAL
O mais espaçoso apartamento com três dormitórios à venda na cidade São Paulo em agosto pode abrigar quase quatro unidades do menor modelo similar.
O três-dormitórios "gigante" fica no edifício Matisse, na Vila Carrão (zona leste da cidade), e possui área útil de 212 m2.
O mais apertado está localizado no edifício Villa Perugia, no Alto da Mooca, também na zona leste, e tem 58 m2.
Os apartamentos de três dormitórios são, hoje, os mais vendidos na capital paulista, segundo o Datafolha. Representaram 56,7% dos negócios fechados em julho e lideraram as vendas nos sete bairros da capital que apresentaram o melhor desempenho do mês.
O bom desempenho de vendas do três-dormitórios pode ser explicado pelo número cada vez maior de unidades "compactas" à venda no mercado.
Maioria
São apartamentos que reúnem os três dormitórios em uma área que, há algum tempo, não abrigaria mais do que dois.
Segundo o Datafolha, há, hoje, 62 empreendimentos na cidade de São Paulo que têm à venda apartamentos de até 70 m2 e que podem ser chamados de compactos.
Se a definição incluir imóveis de até 79 m2, outros 67 empreendimentos somam-se a esse número.
Segundo Valter Chammas, diretor da construtora Constrac, os compactos visam aumentar o universo de compradores dos apartamentos de três dormitórios.
A iniciativa é fruto da redução da renda familiar da classe média. Para encaixar o preço do imóvel no bolso do comprador, as empresas buscam reduzir o tamanho.
"Na área em que, antes, era construído um imóvel de dois dormitórios, é eliminada a dependência da empregada e mantido só um banheiro", diz Chammas.

LEIA MAIS sobre apartamentos de três dormitórios na pág. 7-3

Texto Anterior: Rio Preto realiza 3ª mostra de decoração
Próximo Texto: Cai preço inicial de aluguel de casas, diz Creci-SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.