São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos ignoraram apelos, afirma líder curdo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder da União Patriótica do Curdistão, Jala Talabani, disse ter alertado o governo americano sobre a intenção dos iraquianos de atacar a principal cidade da região, no norte do Iraque.
Ele diz ter recebido como resposta a promessa de uma retaliação "letal" contra os ataque. Ele acredita que o governo norte-americano falhou ao não dar a devida importância à ameaça iraquiana.
"Os americanos prometeram atacá-los (os iraquianos). Mas eles não agiram decisivamente", disse Talabani à agência de notícias "Reuter".
O líder curdo afirmou que há três dias vinha enviando avisos à Casa Branca sobre o ataque, mas eles foram ignorados.
Um porta-voz da Casa Branca afirmou que o presidente iraquiano, Saddam Hussein, foi alertado de que os EUA estavam acompanhando as movimentações no norte do Iraque.
"Atacar. Esta é a única linguagem que Saddam entende", afirmou Talabani.
O líder curdo disse na rádio curda Voz do Povo do Curdistão que os aliados ocidentais haviam prometido retaliar os iraquianos se os ataques fossem lançados.

Texto Anterior: Iraque ataca curdos e põe EUA em alerta
Próximo Texto: Ataques da guerrilha matam 50
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.