São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil e Argentina têm pacto por 2004

Rio e Buenos Aires são candidatos

MARTA SALOMON
DA ENVIADA A COCHABAMBA (BOLÍVIA)

Brasil e Argentina selaram ontem um "pacto de não-agressão" na disputa para abrigar a Olimpíada de 2004. Os dois países estão entre os 11 candidatos à vaga.
A negociação foi feita num intervalo da reunião de cúpula do "Grupo do Rio", que está sendo realizada em Cochabamba, na Bolívia.
O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, e o secretário-geral do presidente Carlos Menem, Alberto Cohan, acertaram que Brasil e Argentina não vão bombardear a candidatura alheia.
Eles concordaram que o mais importante é garantir que a Olimpíada ocorra na América Latina.
Terrorismo doméstico Engajado no projeto, o presidente Fernando Henrique Cardoso, que está em Cochabamba, incluiu na comitiva do encontro do "Grupo do Rio" o embaixador do Brasil junto ao Comitê Olímpico Internacional, Ronaldo Cezar Coelho.
"Não temos terrorismo doméstico nem inflação" -era o refrão do embaixador no lobby para garantir a realização da Olimpíada no Rio de Janeiro.
A decisão sobre a cidade que vai abrigar a Olimpíada de 2004 ocorrerá em dois turnos: o primeiro será realizado em março e o segundo em setembro.
Ronaldo Cezar Coelho disse que passará a acompanhar todas as viagens do presidente Fernando Henrique ao exterior.
Coelho participará também da reunião da ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro, nos Estados Unidos, junto com o chanceler brasileiro.
Um prospecto de propaganda do projeto, escrito em espanhol, foi distribuído pelo presidente Fernando Henrique Cardoso aos colegas do "Grupo do Rio".
Fazem parte do "Grupo do Rio", além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Costa Rica e Trinidad e Tobago.

Texto Anterior: Gil de Ferran assina com a Walker para a temporada 97
Próximo Texto: Confederação paga R$ 1 mil à 'elite'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.