São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foi um erro

MOACYR SCLIAR

- Você viu esta notícia, Hillary? Quando Fidel Castro tinha 12 anos, ele pediu ao presidente Roosevelt uma nota de dez dólares. Alegou que nunca tinha visto uma cédula desse tipo.
- Que coisa, Bill. Que falta de cultura. E o presidente atendeu ao pedido?
- Aparentemente não. Pedi ao FBI uma investigação completa sobre o assunto, mas não encontraram nada a respeito. Não há nenhuma evidência de que uma nota de dez dólares tenha deixado o país naquela época em envelope presidencial.
- Bem, pelo menos se evitou a fuga de divisas.
- Não sei, Hillary. A verdade é que, se esse pedido fosse atendido, a história podia ser bem diferente. Você vê, talvez a nota despertasse em Fidel uma profunda e duradoura gratidão. Não digo que ele não seria o rebelde que foi, mas a sua rebeldia não precisaria ter se voltado contra os Estados Unidos. E aí não teríamos aquela crise da baía dos Porcos, nem exilados cubanos em Miami. Eu não precisaria manter o bloqueio, não precisaria brigar com empresas européias que mantêm relação com Cuba. E talvez eles até fizessem eleições.
- Que coisa, Bill. Eu não tinha pensado nisso. Mas a verdade é que você tem a visão do presidente. Lamentável mesmo. Mas, Bill, acho que tenho uma solução...
- Qual é...
- Estou aprendendo a dançar a "Macarena". Você acha que se eu anunciar que estou disposta a dançar a "Macarena" adiantaria?
- Não sei, Hillary. A dança é espanhola, não cubana. Mas já que a gente não mandou os dez dólares não custa tentar. Só não me obrigue a dançar também.

Texto Anterior: Sabesp fará recuperação de emissário no Guarujá
Próximo Texto: Polícia municipal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.