São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tuck & Patti sofisticam o pop

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

E o bom gosto continua dominando as noites de quinta-feira no Bourbon Street. Depois de Robben Ford e Michael Hedges, é a vez da dupla formada pelo guitarrista Tuck Andress e pela cantora Patti Cathcart ocupar o palco da casa.
Tuck & Patti começaram a tocar juntos em 1979, ano em que ambos disputaram uma mesma audição para artistas novos.
Foi amor ao primeiro acorde. E, três anos depois, resolveram colocar as partituras sob um mesmo teto e se casaram.
Passaram então a conviver com a seguinte questão: como fazer um som palatável para ouvidos acostumados a bandas constituídas por baixo, bateria e, pelo menos um, instrumento melódico?
Chegaram a um meio-termo. Desafinando a corda mais grave de sua guitarra, Tuck consegue timbre próximo ao de um baixo. Com seu canto ritmado, Patti parece ter uma escola de samba na garganta.
Com o balanço garantido, os dois podem passear pelas belas melodias que Patti compõe e canta e que Tuck harmoniza tão bem.
Quando foi contratada pelo selo Windham Hill em 1987, a dupla já tinha sua fórmula desenvolvida. O repertório dos três discos que gravam para esse selo -"Tears of Joy" (1988), "Love Warriors" (1989) e "Dream" (1991)- era baseado em "covers".
Com um número maior de composições próprias, é o melhor trabalho da dupla. E é fácil entender por quê. Em suas músicas próprias, Tuck & Patti criam o standard. Não precisam se adaptar a leituras anteriores.
Apesar disso, a dupla não deixou de registrar versões de canções compostas por outros músicos. Quem achava não ser possível extrair mais lirismo de "Woodstock" (Joni Mitchell) e "Up From The Skies" (Jimi Hendrix) deve ouvir as versões da dupla.
Se reproduzirem no palco a beleza do disco, Tuck & Patti deixarão amantes do jazz e pop felizes e manterão a tradição da "quinta-feira santa" no Bourbon.

Show: Tuck & Patti
Onde: Bourbon Street Music Club, r. dos Chanés, 127, Moema, tel. (011) 5561-1643
Quando: quinta-feira (5/9), às 22h
Ingresso: de R$ 30 a R$ 50

Texto Anterior: Croácia e Eslovênia encenam vingança, violência e silêncio
Próximo Texto: 'Mahâkâl' é novidade da Índia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.