São Paulo, sexta-feira, 6 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cesp consegue mais energia sem usinas

Método dá ganho de 140 megawatts

CELSO PINTO
DO CONSELHO EDITORIAL

A Companhia Energética de São Paulo, Cesp, descobriu uma maneira de acrescentar 140 megawatts de potência na oferta de energia elétrica, sem precisar construir novas hidrelétricas.
Trata-se de um método de potencializar a capacidade operacional das máquinas, que já entrou em teste desde a semana passada, e que permite o ganho extra.
A capacidade instalada hoje é de 9.450 megawatts.
Os 140 megawatts extras equivalem a uma usina do tamanho de Canoas, a hidrelétrica em fase final de construção.
Numa época de forte contenção de gastos e obras, de um lado, e ameaça de falta de energia elétrica, de outro, os ganhos na operação das máquinas vêm na hora certa.
Rendimento
A Cesp está estudando outra forma de aumentar a oferta com poucos gastos.
É um processo técnico que eleva o rendimento das máquinas, feito no momento da manutenção.
O cálculo é que possa haver um ganho de 10% na oferta, com um gasto pequeno.
Para obter um kilowatt de potência por meio de uma nova hidrelétrica, o custo, a preço de mercado, é de cerca de US$ 2 mil. O custo de um kilowatt por intermédio do ganho no processo de manutenção é estimado em US$ 200.
Duas máquinas estão sendo preparadas, uma em montagem, outra que deve entrar em operação até o final do ano. Ambas deverão ampliar sua capacidade de produção de 110 megawatts para 120 megawatts.
A Cesp planeja usar o mesmo processo em 14 máquinas. Como o processo só pode ser feito quando a máquina está em manutenção, a previsão é que envolva duas máquinas por ano.
A preocupação com a economia e a oferta de energia levou o governo a esticar o horário de verão deste ano. O início será em 6 de outubro, duas semanas antes do normal. Irá até 16 de fevereiro de 97.

Texto Anterior: Classe média terá recursos
Próximo Texto: 'Metade dos correntistas não paga tarifa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.