São Paulo, domingo, 8 de setembro de 1996 |
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Estaduais priorizam atendimento
DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA "Melhorar o atendimento é a prioridade da nossa administração", diz Evandro Pagi, assessor do Bozano, Simonsen, que atualmente administra o Banerj e o prepara para a privatização.Segundo ele, foi montado um sistema de controle de produtividade de cada agência. "Com isso, reduzimos o tempo médio de fila em 31% nos últimos dois meses." Pagi cita três outras medidas: 1) cartões magnéticos para os funcionários públicos que sacam seus salários em dinheiro; 2) formação de uma "brigada" de caixas, que pode ser deslocada para qualquer agência, dependendo da necessidade; 3) adoção do sistema de pré-atendimento. "Todos os funcionários já passaram por um programa de reciclagem com noções básicas para valorizar a figura do cliente." Treinamento e tecnologia é também o caminho adotado pelo Banespa. "Um dos objetivos do plano diretor de informática é reduzir o tamanho das filas", diz João Alberto Magro, diretor do banco. O Banespa está investindo este ano US$ 60 milhões em equipamentos e mudando a plataforma de negócios nas agências e regiões que concentram 80% do movimento. "Para nós, o processo é mais demorado. Um banco privado vai e compra. Nós temos de fazer licitações." Magro diz que o fundamental é mudar a filosofia de atendimento. "Em um mercado competitivo, para ganhar o cliente é preciso competência, gentileza e tratamento diferenciado." Ele reconhece, porém, que tem que suar para manter elevado o moral dos funcionários. "Todo dia tem bordoada no noticiário. E o Banespa não tem a pagar R$ 18 bilhões, tem é a receber." O gerente da área de Tecnologia da CEF (Caixa Econômica Federal), Marco Aurélio Barnasque, disse que a instituição tem problemas de filas por causa da amplitude dos serviços prestados. Além de atender aos clientes, a CEF paga 1,85 milhão de aposentados e mantém todas as contas de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de todos os trabalhadores do país. "A Caixa é do tempo da caderneta de poupança da vovó", diz. Ele calcula que até o ano 2000 a tecnologia da CEF estará toda alterada e a intenção é oferecer todos os serviços por terminal de computador. Texto Anterior: Melhor e pior banco na opinião da população Próximo Texto: Bradesco "paga a conta" da fila Índice |
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