São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 1996
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Violão ajuda interpretação

SILVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

O violão de Baden Powell foi o eixo da criação dos afro-sambas. Fazendo as vezes de piano e compondo uma orquestração com a percussão e a voz, deu ao instrumento status de parceiro na interpretação.
O dueto entre violão e voz é o que a dupla Monica Salmaso e Paulo Bellinati tentou manter do trabalho original, dispensando outros instrumentos e usando referenciais modernos.
O repertório é inédito em CD. A maior parte das músicas falam de temas religiosos e populares, incluindo ritos de divindades como "Canto de Ossanha", "Canto de Xangô" e "Canto de Iemanjá" e odes à solidão e ao amor, como em "Tempo de Amor" e "Consolação".
A tradução da mitologia afro-baiana para a linguagem dos sambas e das canções populares foi a tônica do trabalho da dupla Baden-Vinícius. Na atual revisão, esta tradução foi incrementada pelo cuidado nos arranjos e pelo uso de computador.
(SC)

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