São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assentados vão receber carnês de pagamento

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As famílias assentadas há mais de dez anos em projetos de reforma agrária vão receber carnês para pagar os investimentos feitos pelo governo na compra da terra e em crédito agrícola.
O ministro Raul Jungmann (Política Fundiária) anunciou ontem que um censo das 700 mil famílias assentadas será feito para definir as que já devem pagar.
Na próxima semana, ele assina convênio no valor de R$ 2 milhões com as universidades federais para realizar o censo em três meses.
"O retorno desses recursos mostrará que a reforma agrária não é doação e vai permitir a criação de uma fonte de receita para atender outras famílias", disse ele.
Segundo o Incra, órgão que assenta sem-terra, a cobrança deverá começar junto às 42.236 famílias de 158 projetos de reforma agrária que atingiram autonomia financeira.
Com o censo dos projetos, Jungmann disse que pretende ter um quadro real sobre os resultados obtidos pela política de reforma agrária do governo.
A finalidade é comparar o censo com outras pesquisas, como a da CNA (Confederação Nacional da Agricultura).
Seus dados apontam que a maioria das famílias assentadas não tem tecnologia e produz apenas para a subsistência.

Texto Anterior: Policiais civis soltam presos de delegacias
Próximo Texto: Governador assina acordo com Planalto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.