São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro confirma acidente de garoto

Itamaraty não tem informações

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O Centro de Informação e Apoio aos Trabalhadores no Exterior (dekasseguis), com sede em São Paulo, conseguiu ontem fazer contato com parentes do brasileiro Paulo César Seike, o Dal, 14, que está no Japão em estado de coma.
Segundo informações da família, Dal sofreu um acidente de carro em 19 de agosto em Oaza Hinomiyakamishinkiri, na Província de Aichikei Hoigun.
Segundo o responsável pelo centro, Reimei Yoshioka, o contato foi feito ontem com uma mulher chamada Midori, que disse ser cunhada do pai de Dal, Shikahide Seike, 65, e viver no mesmo local.
"As informações ainda são reduzidas. A mulher confirmou o acidente, mas não conseguimos detalhes sobre o estado de saúde do brasileiro, se está recebendo assistência médica", disse Yoshioka.
A família de Seike no Brasil soube do acidente por uma carta, em que ele dizia que o seguro não cobria todas as despesas do hospital e que o menino tinha sido mandado para casa, mesmo em coma.
Yoshioka disse que a cidade onde a família Seike mora fica a 30 minutos de viagem de Nagoya.
"Voltamos a pedir informações mais detalhadas ao centro que atende dekasseguis em Nagoya, pois o fundamental não veio -dados sobre a situação do rapaz e se está ou não recebendo atendimento médico", declarou Yoshioka.
A mãe de Dal, Aparecida Duarte Seike, que mora em Tupã (527 km de SP), não conseguiu contato direto com o Japão.
Segundo a mulher, o marido e o filho viajaram há cerca de quatro meses para o Japão. Por ter menos de 15 anos, Dal não poderia trabalhar, segundo as lei japonesa.
Segundo familiares, os dois não teriam contrato de trabalho com suas empresas e, por isso, não conseguem acesso à assistência médica do Estado.
A conselheira do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), Gladis Facó, disse ontem que ainda não tinha informações sobre a situação do brasileiro.

Texto Anterior: Bebês vão sair do hospital com carteira de identidade
Próximo Texto: PAS depende do SUS para existir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.