São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gordura vira fraco fio condutor

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Pobre Jerry Lewis. Além de sofrer há mais de 30 anos de um grave problema na coluna e de servir de musa inspiradora para o intragável humorista Jim Carrey, ainda é obrigado a engolir a chula refilmagem de um de seus maiores sucessos, "O Professor Aloprado".
Estrelada -em uma overdose de sete papéis distintos- por Eddie Murphy, a versão anos 90 do professor meio dr. Jekyll meio mr. Hyde perdeu boa dose da inocência e da graça do personagem vivido por Lewis em 1963.
O atual aloprado é Sherman Klump, um desengonçado professor de química com a cinturinha de pilão do ministro Sérgio Motta.
E, bem ao gosto das obesas platéias norte-americanas -que desembolsaram US$ 120 milhões na bilheteria para ver o filme nos primeiros dois meses de exibição-, é a gordura do paquidérmico Klump o fio condutor para um farto repertório de vulgaridades e piadas escatológicas.
A maquiagem e os efeitos especiais dos personagens de Eddie Murphy impressionam. Conseguem ser mais convincentes até do que a mrs. Doubtfire de Robin Williams. É capaz de você sair do cinema sem saber apontar quais os papéis vividos pelo humorista.
Uma comédia, no entanto, não se mede pela quantidade de efeitos especiais e sim, que eu saiba, pelo saldo de gargalhadas.
Na pré-estréia no Maksoud Plaza, à exceção das crianças, que se esbaldaram com a profusão de tiradas sobre flatulência, a platéia entrou muda e saiu calada.
Nem mesmo a constatação de que Eddie Murphy driblou o fracasso de seu filme anterior, "Um Vampiro no Brooklyn", e entrou em nova fase (ele agora tenta se tornar a versão "black" de Jim Carrey) conseguiu provocar alguma reação no público da estréia.
Aos pais que não têm como escapar da inglória tarefa de levar os filhos para assistir à fita, o único consolo é saber que, de tempos em tempos, "O Professor Aloprado" original de Jerry Lewis é reprisado na "Sessão da Tarde".

Filme: O Professor Aloprado
Direção: Tom Shadyac
Com: Eddie Murphy
Quando: estréia hoje nos cines Comodoro, Morumbi 3 e circuito

Texto Anterior: "'Professor é doce", diz Eddie Murphy
Próximo Texto: Trunfo de "Loura Incendiária" está em orçamento baixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.