São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Spurbus' anda em rua e em canaleta

'Ônibus' é movido a diesel ou a energia elétrica

IGOR GIELOW
DO ENVIADO ESPECIAL

Em seu formato atual, o "Fura-Fila" de Essen é um ônibus articulado com um motor elétrico e outro a diesel. Roda livremente por ruas, mas pode se atracar a uma canaleta. Para não bater nas paredes, usa rodas nas laterais.
Três construtoras desenvolveram a canaleta: Krupp, Zblin e Riechtberg. A última ganhou a preferência, ao apresentar um misto de madeira rígida e sílica como piso. O concreto mostrou-se frágil após uso contínuo.
Uma vez "encaixado", o veículo pode rodar com o motor a diesel ou ligado à rede eletrificada, como os trólebus paulistanos. O uso de "antenas" é problemático, principalmente em túneis, onde há quebras frequentes de material. No leito central da canaleta corre o trilho do bonde. Assim, os dois veículos podem, em tese, usar linhas comuns. A largura total é de 2,6 m.
"A idéia era criar um jeito de unir os meios de transporte. Numa cidade sem uma rede eletrificada extensiva seria impossível", disse Detlef Feige, gerente da Evag. Em Adelaide (Austrália), o trilho é suspenso. Em Leeds (Reino Unido), fica junto ao chão.
O "Fura-Fila" foi implantado em cinco etapas experimentais. Em 80, o governo encomendou à Evag um veículo que usasse malhas de transporte diferentes -como ruas e trilhos. "Ao todo, não dá para dizer quanto foi aplicado. Ocorreram mudanças no projeto, mas ficou na casa dos milhões de marcos", disse Feige.
Entre 80 e 83, foi construído um trecho experimental de 1,3 km. Até 84, mais 1 km, testando linhas conjuntas de bonde e "Fura-Fila". O sistema foi então desenvolvido, assim como os ônibus híbridos, até 91. Entre 91 e 93 foram aprimorados túneis e serviço aos passageiros. O programa foi encerrado em 95.
(IG)

Texto Anterior: Pedido o bloqueio dos bens de Quércia
Próximo Texto: Pedido o bloqueio dos bens de Quércia; Exército vai dispensar recrutas mais cedo; Deputado não pode concorrer à reeleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.