São Paulo, sábado, 14 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Nunca chega na hora', reclama usuário

IGOR GIELOW
DO ENVIADO ESPECIAL

A versão germânica do "Fura-Fila" desagrada boa parte de seus usuários. A impressão citada pelo relações-públicas da empresas que o controla, sem nenhuma pesquisa de opinião para confirmá-la, parece ser verdadeira.
Ontem, a Folha percorreu caminhos servidos por ônibus comuns e pelo "Fura-Fila". Por cerca de R$ 1,10, cumpre-se o percurso entre os pontos de Berliner-Platz e Porsche-Platz, centro da cidade.
A tarifa é única para todos os meios de transporte público da cidade -metrô, ônibus, "Fura-Fila", trem e bonde.
O preço final de cada viagem é baseado na distância percorrida.
No ponto para ônibus comum, o horário (15h46) foi cumprido, e a viagem até Porsche-Platz durou cerca de dez minutos, com duas paradas. Por volta de 17h, a reportagem voltou ao ponto de Berliner-Platz e encontrou cerca de 15 pessoas esperando o "Fura-Fila".
Reclamação
"É sempre assim. Nunca chega no horário", disse Werner Postan, funcionário público que estava no ponto. Para ele, o "Fura-Fila" só foi bom no começo do programa. "Ainda assim, era por ser novidade. Depois, experiência em cima de experiência piorou tudo."
Cinco minutos após o previsto, o veículo chegou. Internamente, é parecido com os outros ônibus de Essen -limpo e confortável.
O trecho percorrido pela Folha inclui túneis. O "Fura-Fila" alemão só utiliza energia elétrica nesse trecho.
A viagem demorou cerca de dois minutos a mais que a de ônibus. Houve apenas uma parada.
Depois, o caminho foi refeito de táxi. Com chuva, a viagem demorou quase vinte minutos, devido a pequenos congestionamentos, e custou nove vezes mais -R$ 10.
Houve redução na velocidade média dos ônibus de Essen de 60 para cá. Há 36 anos, era de 23 km/h. Hoje, é de 21,2 km/h. Já os bondes, sem congestionamentos, aumentaram sua média de 18,3 km/h em 60 para 20 km/h em 96.
A distância entre os pontos de parada sofreu alterações nesse período. Em 60, a média era de 559 m entre cada ponto. Hoje, é de 600 m. O inverso ocorreu com os bondes. A distância entre as paradas passou de 581 m para 522 m.
(IG)

Texto Anterior: Cidade que criou o 'Fura-Fila' diz que projeto é inviável e vai abandoná-lo
Próximo Texto: Miami usa em pequenas áreas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.