São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aborto é condenado

PAULA SCHMITT
DA REPORTAGEM LOCAL

O aborto continua sendo um assunto delicado, principalmente em época de eleições. Diante da pergunta "você é contra ou a favor da legalização do aborto?", nenhum dos principais candidatos à prefeitura se disse favorável.
Mesmo com toda a precaução que o tema exige, o candidato à prefeitura carioca Luiz Paulo Conde (PFL) -primeiro colocado no Datafolha- declarou à Folha ser a favor do aborto. "Acho que deve ocorrer, quando a gravidez não é desejada pela mãe."
A Igreja Católica é contra, mas, na Polônia, terra natal do papa João Paulo 2º, a lei que legaliza o aborto foi aprovada este ano. No Reino Unido, a prática é permitida por lei até a 24ª semana de gestação. Nos EUA, em alguns Estados, o aborto é pago pelo governo.
No Brasil, o Código Penal só admite o aborto em duas situações: quando "não há outro meio de salvar a vida da gestante" e "no caso de gravidez resultante de estupro". A pena para a gestante que praticar o aborto, fora dessas situações, é de um a três anos de detenção.

Texto Anterior: Em Fortaleza, candidatos fazem 'esforço concentrado' por 2º turno
Próximo Texto: Você é contra ou a favor da legalização do aborto?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.