São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher de Lamarca deve ser exumada

RUI NOGUEIRA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A família de Iara Iavelberg, companheira do guerrilheiro Carlos Lamarca, autorizou a exumação do corpo por suspeitar da versão oficial de suicídio.
Iara, morta em 71, está enterrada no cemitério israelita de Vila Mariana (zona sul de São Paulo), no setor destinado aos suicidas.
A autorização foi dada por meio de uma carta dos irmãos de Iara -Raul, Samuel e Rosa-, encaminhada ontem ao presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista, o rabino Henry Sobel, 52.
Os movimentos de defesa dos direitos humanos pediam a exumação do corpo. Por ser judia, a família resistia à exumação e pediu a mediação de Sobel para discutir o caso com a comunidade judaica.
Os movimentos de defesa dos direitos humanos têm dois motivos para duvidar da versão oficial.
O primeiro é que nunca foi revelado o laudo oficial de sua morte: Iara teria se suicidado com um tiro no peito ao ser cercada dentro de uma casa, em Salvador (BA).
Segundo motivo: um militar que já morreu, mas que teria participado do cerco a Iara, teria informado a familiares de desaparecidos que Iara foi atingida por uma rajada de metralhadora ao reagir à prisão.
Na carta a Sobel, os irmãos pedem que, depois da perícia, o corpo seja enterrado na área comum do cemitério israelita do Butantã.
Sobel disse ontem que vai agora consultar as autoridades judaicas de São Paulo. Mas não acredita que surjam dificuldades: os pais de Iara concordam com a exumação e deram o consentimento ontem.
"A tradição judaica não permite a exumação porque nós não somos donos do corpo. O que vem da terra, devolvemos à terra. Mas, neste caso, há circunstâncias especiais que justificam a decisão", disse Sobel.

Texto Anterior: FHC prepara pacote para cortar despesas com o serviço público
Próximo Texto: Clube Militar discute decisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.