São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra serão despejados hoje

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TEODORO SAMPAIO

A Justiça deverá fazer hoje, às 8h, a reintegração de posse de uma área da fazenda Santa Rita, em Mirante do Paranapanema, invadida há duas semanas pelos sem-terra.
A reintegração de posse foi concedida na segunda-feira da semana passada pela juíza Catarina Estimo. A Polícia Militar protelou o cumprimento da liminar diante da tensão nos últimos dias entre sem-terra e fazendeiros.
A PM mantinha ontem silêncio sobre a operação a ser realizada para o cumprimento do mandado judicial de reintegração de posse.
O tenente da PM Bertolino Lustosa disse à Agência Folha que o comando da PM não acredita que haverá problemas na operação. "Tanto que só dois carros serão usados para o trabalho."
O líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Pontal do Paranapanema, José Rainha Jr., que estava ontem em São Paulo, orientou os sem-terra a não resistir ao despejo.
O coordenador nacional do MST, Gilmar Mauro, permaneceu ontem no Pontal e disse que os sem-terra deveriam sair da fazenda "sem esboçar resistência".
Ele afirmou que os sem-terra, no entanto, não aceitariam provocações por parte do fazendeiro Marcelo Negrão, que prometeu organizar uma "tratorata" para destruir as lavouras de mandioca plantadas pelos sem-terra.
O administrador da fazenda, João Antônio Marcondes, disse que os tratores estavam sendo preparados para a reintegração.
(LM)

Texto Anterior: Empresa vai fazer a segurança no Pontal
Próximo Texto: Ibama revoga título que protege seringal da ação de madeireiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.