São Paulo, terça-feira, 17 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre diretor Tom Payne

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu anteontem, em Alfenas, Minas Gerais, aos 81 anos, de insuficiência respiratória, o diretor de cinema Tom Payne.
O enterro foi realizado ontem, às 8h, em Areado (MG).
Nascido na Argentina, em 4 de outubro de 1914, Tom (Thomas) Payne viveu na Inglaterra desde os 16 anos. Começou nos estúdios ingleses em 1937, como figurante e dublê. Veio ao Brasil trabalhar na Vera Cruz, convidado por Alberto Cavalcanti (cineasta brasileiro com carreira internacional que foi o primeiro diretor de estúdio da companhia).
Após trabalhar como assistente de direção em "Terra É Sempre Terra" (1950, Adolfo Celi), passou à direção, tendo assinado "Ângela" (1951, co-direção de Abílio Pereira de Almeida) e "Sinhá Moça" (1952/53, co-direção de Oswaldo Sampaio).
Esses dois filmes o transformaram em um dos principais diretores da companhia, sendo que "Sinhá Moça" ganhou um Leão de Bronze em Veneza.
Na Vera Cruz, Tom Payne distinguiu-se pelo estilo elegante e pela leveza das imagens, embora seus filmes não tivessem a mesma fluência nos diálogos.
Após abandonar o cinema, Payne se tornou antiquário, tendo-se radicado em Guarujá, litoral de SP, nos anos 70.

Texto Anterior: Juiz pede fita da gravação do 'Domingão do Faustão'
Próximo Texto: Novo currículo vai para o debate final
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.