São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homicídio cresce 5 vezes mais que população

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O número de homicídios na capital e nos municípios da Grande São Paulo cresceu 100% de 1985 para 1995, enquanto a população cresceu 20% no mesmo período.
Os números são da Secretaria da Segurança Pública, mas foram apresentados em um relatório da CPI do crime organizado da Assembléia Legislativa.
Foram 3.696 assassinatos em 1985 e 7.358, em 1995.
Segundo o relator da CPI, deputado Elói Pietá (PT), entre os anos que registraram queda no número de assassinatos (1988, 1991 e 1992), dois deles (88 e 92) ocorreram em períodos eleitorais (leia quadro). Os dados são dos homicídios na Grande São Paulo.
Causas
"Em 88, o governo finalizava a implantação do programa de Radiopatrulhamento Padrão. Um pouco antes das eleições municipais de 92, houve a compra de carros de polícia e a construção de novos distritos policiais", afirmou Pietá.
A comissão apontou a intensificação do policiamento (mais carros, mais delegacias, mais policiais), nos três anos destacados, como causa para a diminuição dos homicídios (em relação aos anos anteriores): menos 3% em 88, menos 1% em 91 e menos 12% em 92.
Causas da violência
O secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva, disse ontem que o aumento no número de homicídios divulgado pela CPI é de conhecimento da secretaria e que ele "confirma que o aumento da violência não é um dado recente, mas que vem ocorrendo há muito tempo".
Chacinas
O diretor do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), delegado Marco Antonio Desgualdo, disse ontem à CPI que 63% das chacinas ocorridas na capital no ano passado foram solucionadas e resultaram em prisões de acusados.
A Grande São Paulo teve 36 chacinas neste ano. A última aconteceu no dia 26 de agosto. Seis pessoas foram mortas.
O DHPP atribui ao tráfico de drogas, principalmente ao crack, a motivação de cerca de 40% dos casos. Desde o ano passado foram 32 chacinas em São Paulo.

Texto Anterior: Investigador é morto durante roubo em ônibus na Rebouças
Próximo Texto: Embu é campeã em assassinatos no Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.