São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 1996
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Prédio de quartel vira shopping

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A sede de um antigo quartel do Exército vai abrigar a partir do próximo dia 25 o maior shopping de Curitiba e o segundo maior da região Sul.
Construção do século 18, o prédio teve a fachada preservada e o interior modificado para dar lugar a 160 lojas, seis cinemas, praça de alimentação com 600 lugares e área de lazer.
O novo shopping está localizado numa área central do elegante bairro Batel e será o principal concorrente do shopping Mueller, que durante os últimos 11 anos foi o único grande estabelecimento do gênero da cidade.
Sua construção exigiu investimentos da ordem de R$ 75 milhões da construtora Irmãos Mauad e das fundações Previ (Banco do Brasil), Banestado e Copel, sócios do shopping.
"A participação dos fundos previdenciários foi um sinal inequívoco da viabilidade econômica do shopping", afirmou o diretor-presidente da Irmauad, Pedro Cícero Mauad. Segundo ele, o retorno desse investimento deve ocorrer entre cinco e seis anos.
A principal novidade do shopping Curitiba é o projeto arquitetônico, que possibilita a todos os visitantes ver os seis andares do prédio onde quer que estejam.
"A inauguração do shopping vai transformar o comércio de Curitiba porque reunirá num único local vários equipamentos', disse o superintendente do shopping, Augusto de Fonseca.
Segundo ele, a abertura do shopping vai ocorrer no próximo dia 25, apesar de o prédio ainda estar cercado de tapumes e com cerca de 2.000 operários finalizando as obras.
O horário de funcionamento do shopping será de segunda a sexta-feira, das 9 às 22h; aos sábados, das 9 às 20h; e aos domingos, das 13 às 21h.
Fonseca afirmou que uma segunda fase de expansão do shopping está prevista para daqui a seis meses. Trata-se da construção de hotel para executivos, centro de convenções e escritórios para comércio exterior.
Os investimentos para a segunda etapa (até 1999) são da ordem de R$ 60 milhões.
O diretor-presidente do shopping Mueller, Salomão Soifer, disse que a concorrência é inevitável. "No Mueller há as Lojas Americanas e a Mesbla e uma clientela cativa, que deverá ser mantida", afirmou.
Para enfrentar a concorrência, o Mueller está sendo remodelado. O piso está sendo trocado, o teto ganhou forro de gesso e iluminação mais direta, e a fachada está sendo pintada.

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