São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tricorder faz check-up no ato

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos aparelhos mais fascinantes de "Jornada nas Estrelas" é o tricorder. Trata-se de um scanner que rastreia ondas de energia (luz, calor etc.) para análise.
O tricorder usado pelo Sr. Spock era o modelo universal, para análises gerais de formas de vida e composição química de elementos.
O tricorder médico do Dr. McCoy (e dos médicos das outras séries) faz uma leitura total do paciente. É como uma tomografia computadorizada de todos os órgãos, na hora. Segundo cientistas, um scanner médico portátil será viável em duas ou três décadas.
O que deve ser utilizado daqui a dez anos é o hypospray. Esse é o nome daquela seringa de injeção esquisita que o Dr. McCoy usa. Para quem tem medo de agulha, o hipospray acaba com o sofrimento na hora da injeção.
Em sua ponta, chata como uma cola em bastão, há sprays que expelem o remédio em esguichos microscópicos nos poros do paciente. Já existem injeções desse tipo em laboratórios, mas são muito caras. Sua comercialização deve demorar mais uma década.
(TM)

Texto Anterior: Velocidade da nave sugere viagens no tempo
Próximo Texto: Realidade virtual em grupo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.