São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
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PPB revê estratégia e evita choque com Serra

Partido tentará mostrar inviabilidade de propostas tucanas

GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

O PPB definiu sua estratégia para os últimos nove dias de campanha. A ordem é evitar choques intensos com José Serra (PSDB) e, ao mesmo tempo, miná-lo na campanha de rua, mostrando ao eleitor os supostos "blefes tucanos" -ou seja, "a inviabilidade de suas propostas".
O objetivo é evitar o surgimento de fatos novos que alterem a tendência apontada pelas pesquisas até agora: Celso Pitta à frente, seguido pela petista Luiza Erundina.
Os malufistas entendem que foi equivocada a postura de aceitar o bate-boca com Serra -que se iniciou em torno do "Fura-Fila", projeto pepebista de ônibus articulados sobre trilhos.
O efeito da polarização com o tucano foi a queda de Celso Pitta nas pesquisas -ainda que ele mantenha a liderança folgada- e uma leve tendência de ascensão tucana.
"Novo promessão"
A cúpula pepebista decidiu que Serra não será esquecido, mas as respostas a eventuais ataques do PSDB serão feitas só em relação ao indispensável.
"Bem moderadamente", disse Miguel Colasuonno, candidato a vereador e um dos coordenadores da campanha.
"Não vamos dar colher de chá. Houve um descuido. Mas, em um primeiro momento, era preciso pôr os pingos nos 'is"', afirmou.
Agora, o PPB vai procurar também espalhar nas ruas o que chama de "blefes tucanos".
Por exemplo, mostrar que a proposta de Serra de fazer quatro linhas de metrô "é infelizmente inviável", baseando-se em dados técnicos históricos de construção.
"Nunca se fez quatro linhas em quatro anos. Essa fábrica de empregos é outro blefe. Ele (Serra) é o novo promessão", disse Colasuonno.
Esse trabalho será feito com intensidade pelos candidatos a vereador em suas bases eleitorais.
"Tocar a bola"
Na avaliação dos estrategistas de Pitta, Serra -"desesperado" à véspera do primeiro turno- tenta a todo custo tirar qualquer pontinho dos rivais. Mas, segundo o PPB, não há mais espaço para isso.
"Está selado. Quem fez, fez. Quem não fez, não faz mais", calcula Duda Mendonça, responsável pela propaganda de Pitta na TV. Para ele, o segundo turno será mesmo entre Pitta ("que pode voltar a subir") e Erundina.
Recentes pesquisas -encomendadas pelo PPB diariamente- apontam que o quadro permanece estabilizado, segundo afirmam.
O papel do PPB (que, na reta final, vai elevar o tom emotivo de seu programa de TV) é administrar a vantagem de Pitta, candidato apadrinhado pelo atual prefeito paulistano, Paulo Maluf.
"Chegou a hora de tocar a bola, recuar para o goleiro, deixar o tempo passar", disse Mendonça.

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