São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dulce Pontes une Portugal, África e Brasil

JAIR RATTNER
DE LISBOA

A cantora portuguesa Dulce Pontes, conhecida no Brasil por "Lágrimas", que foi tema da novela "As Pupilas do Senhor Reitor", do SBT, vai lançar um novo disco, que sai em Portugal na segunda quinzena de outubro.
Segundo Dulce, o disco tem como base o fado e a música popular portuguesa e vai refletir a idéia do mar como ponto de união.
"Os arranjos têm como base a música de raiz portuguesa, mas a percussão mostra um relacionamento com a África e o Brasil", diz.
O disco também tem uma música brasileira. É "Mãe Preta", de Piratini e Mano Velho, que foi sucesso na voz da cantora portuguesa Amália Rodrigues.
"A música foi proibida por Salazar, e a Amália cantou com outro poema", conta Dulce, que gravou com a letra original.
Será um CD duplo, com 18 músicas, e em Portugal vai custar o mesmo que um CD simples. "Quero dar um disco como bônus ao público português", afirma a cantora, que impôs no contrato com a gravadora a redução do preço.
Fora de Portugal, deve ser lançado apenas um CD simples, o que vai reduzir de 18 para 12 ou 14 músicas o repertório. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
Composição própria
Uma das grandes novidades do disco é a primeira gravação de uma música composta pela própria Dulce. Será a primeira faixa do disco, "Infante", tendo como letra o poema com mesmo nome de Fernando Pessoa, que está no livro "Mensagem".
Para essa música, Dulce tirou uma das suas composições da gaveta.
"Eu comentei com o Guilherme Inês (seu produtor) que seria bom pedir para alguém fazer um fado com aquele poema. De repente, lembrei da música que tinha feito e, quando fui ver, a métrica do poema se encaixava."
Dulce tem guardadas dezenas de melodias, mas nunca quis cantar músicas que ela própria compôs. "Há uma incompatibilidade entre a Dulce que canta e a que compõe", diz. Na sua avaliação, a música Infante foi a primeira que conseguiu "reunir as duas Dulces".
No CD estará a colaboração da cantora com músicos da Galícia -região da Espanha ao norte de Portugal com idioma próximo do português. Dulce canta em galego "Lela", de Carlos Nuñez.
As gravações tiveram a participação de Nuñez, conhecido como "Rei dos Celtas", e do grupo tradicional Xirandela, composto por oito galegas.
Nuñez toca instrumentos de sopro tradicionais, como a flauta doce e a gaita de foles.

Texto Anterior: Eu sou um leãozinho que ainda não morde
Próximo Texto: Souza Cruz cancela Hollywood Rock 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.