São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder sérvia ameaça declarar as eleições na Bósnia inválidas

Biljana Plavsic aponta irregularidade no resultado final

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A presidente eleita da República Srpska (entidade dos sérvios da Bósnia), Biljana Plavsic, reclamou de irregularidades nas eleições do último dia 14 de setembro e ameaçou declarar o resultado inválido.
Ela reclamou dos números apresentados anteontem pelos organizadores como finais (eles ainda não são oficiais). Biljana afirmou que alguns desses votos chegaram após as urnas terem sido fechadas e não tinham documentação certa.
Os votos com problemas poderiam ser até 230 mil, segundo Biljana. Ela venceu as eleições para a Presidência da República Srpska com menos de 70% dos votos, uma votação abaixo do esperado.
A Organização para Segurança e Cooperação na Europa, que organizou as eleições, divulgou relatório em que disse que as "imperfeições" não afetaram o pleito.
Citando diplomatas, o jornal "The New York Times", disse que os representantes sérvio (Momcilo Krajisnik) e croata (Kresimir Zubak) eleitos para a Presidência da Bósnia fizeram acordo para impedir o muçulmano Alija Izetbegovic de exercer a liderança do órgão. Não foram divulgados detalhes.
Ontem, a Otan (a aliança militar ocidental), que tem força de paz na região, acusou os muçulmanos do país de reinstalar refugiados armados em região sérvia.
O anúncio ocorreu quando surgiram especulações de que uma nova força de paz pode ser enviada. Os EUA disseram que discutir o assunto era "prematuro".
Em uma fossa comum perto de Srebrenica (leste), foram encontrados cem corpos, segundo divulgou-se ontem. Eles seriam de muçulmanos mortos por sérvios na conquista da cidade, em 1995.

Texto Anterior: Soldados da Armênia vão às ruas após as eleições
Próximo Texto: Israel e palestinos brigam por túnel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.