São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seul quer manobras militares com EUA

Exercícios estão suspensos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Em uma resposta dura à incursão de um submarino norte-coreano no país, a Coréia do Sul anunciou que vai pedir aos EUA a retomada das manobras militares conjuntas em grande escala.
Os exercícios militares entre os dois países foram suspensos em 1994 por exigência da Coréia do Norte para congelar seu programa de armas nucleares durante negociações com os americanos.
Segundo o Ministério da Defesa da Coréia do Sul, a retomada das manobras seria uma advertência à Coréia do Norte sobre a incursão do submarino, considerada uma "provocação militar".
Seul acredita que 26 norte-coreanos tenham se infiltrado no país com o encalhe de um submarino em sua costa na quarta-feira passada. Já foram mortos 20 deles, e um norte-coreano foi detido.
Os EUA não se pronunciaram sobre o anúncio da Coréia do Sul.
Representantes americanos em Seul se reuniram ontem com ministros sul-coreanos e condenaram a incursão do Norte. Eles disseram que foi "uma ameaça séria à segurança da península".

Texto Anterior: Premiê nega renúncia de Ieltsin, que segue internado
Próximo Texto: Lebed vai participar de cúpula da Otan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.