São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lebed vai participar de cúpula da Otan

Russo fala em 'Quarto Reich'

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Alexander Lebed, vai se encontrar com ministros da Defesa dos países-membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A cúpula ocorre no dia 8 do mês que vem.
Nela, Lebed vai expor suas idéias sobre a expansão da aliança militar ocidental ao Leste -programada para começar no ano que vem.
O jornal britânico "The Daily Telegraph", de maior vendagem entre os não-tablóides do país, publicou ontem entrevista com Lebed que provocou polêmica nos meios diplomáticos ocidentais.
Nela, Lebed afirma que a expansão da Otan ao Leste não seria aceitável e que EUA e Alemanha estariam fomentando um "complô" que poderia ameaçar a estabilidade russa e européia.
Lebed também falou em um "Quarto Reich" na Europa, dominado pelo poder político-econômico da Alemanha e com o apoio militar da Otan.
O Terceiro Reich (Império, em alemão) foi a definição dada pelo ditador Adolf Hitler a seu governo.
O governo russo respondeu rapidamente. O premiê-adjunto, Aleksei Bolchakov, disse à agência de notícias "Itar-Tass" que a Rússia não previa sanções econômicas contra países do Leste que aderissem à Otan -como sugerira Lebed, segundo o "Telegraph".
Negativa
Por sua vez, o general Lebed divulgou nota negando que tenha dado a entrevista ao "Telegraph". Segundo ele, a repórter do jornal nunca o entrevistou.
O editor do jornal britânico, Charles Moore, disse ficar surpreso com a reação. "A entrevista ocorreu como descrito. Mantemos nossa reportagem."
A Otan começa reunião de seus ministros da Defesa hoje em Bergen, Noruega. O encontro deve detalhar requisitos para filiação de novos membros à aliança, fundada em 1949 e hoje integrada por 16 países. Polônia, República Tcheca e Hungria são os favoritos.

Texto Anterior: Seul quer manobras militares com EUA
Próximo Texto: Soldados da Armênia vão às ruas após as eleições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.