São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O nosso voto e o dos outros

CLÓVIS ROSSI

São Paulo - Confesso que nunca acreditei muito nessa história de "formadores de opinião", rótulo que se aplica às pessoas mais instruídas e/ou mais ricas e, no caso do jornalismo, principalmente aos colunistas.
Seria até agradável acreditar no rótulo, mas as evidências disponíveis apontam em sentido oposto.
Agora, uma pesquisa feita pelo Datafolha entre os assinantes do jornal dá a chance para se comprovar se há de fato formadores de opinião. Em tese, os assinantes do jornal pertencem a essa categoria, pois têm formação escolar, nível de renda e de informação superior ao do conjunto dos eleitores.
Muito bem. A pesquisa mostra que José Serra (PSDB) tem, nesse grupo específico, uma intenção de voto bem superior à que aparece nas pesquisas que cobrem o conjunto de eleitores.
Ontem, por exemplo, Serra até ganharia de Celso Pitta (PPB), com 26% contra 23% do candidato do prefeito Paulo Maluf.
No domingo, então, Serra levaria nove pontos de vantagem sobre Pitta, que, aliás, ficaria empatado com Luiza Erundina (29% contra 20%).
Até agora, no entanto, a opinião dos assinantes da Folha não conseguiu contaminar o eleitorado que continua dando maioria, embora relativa, a Pitta, com Erundina ainda em segundo lugar.
É verdade que a curva das intenções de voto entre os assinantes acompanha mais ou menos paralelamente a curva da pesquisa que ouve uma amostra representativa de todos os eleitores. Só este mês é que Serra conseguiu subir o suficiente para empatar ou superar Erundina e aproximar-se de Pitta, quando não ultrapassá-lo.
Resta ver se, até a eleição, a opinião dos assinantes se propagará de uma maneira mais forte, a ponto de alterar o resultado que as pesquisas até aqui apontam. Ou se os "formadores de opinião" formam mesmo pouca opinião.

Texto Anterior: SOLUÇÃO DE CONFLITOS
Próximo Texto: Beócio "just in time"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.