São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gente que faz a reeleição

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Não bastassem as irritantes propagandas eleitorais, agora os telespectadores terão de aguentar uma megacampanha de publicidade que o governo FHC prepara para o final deste ano e o início de 97.
O mais curioso é que parte dessa campanha de R$ 10 milhões será paga pela Petrobrás. Sim, pela maior estatal brasileira. Aquela que FHC não quer privatizar.
A Petrobrás vai aparecer em breve na TV com um comercial de dois minutos. Será uma cópia do que o Bamerindus mostra aos sábados, numa propaganda batizada de "Gente que faz".
Brasileiros beneficiados por alguma ação do governo aparecerão no comercial da Petrobrás. Contarão como o governo FHC tem sido bom para eles. E deixarão no ar uma idéia: por que não continuar mais quatro anos?
Os comunicadores governistas são inteligentes o suficiente para não fazer um comercial direto, escrachado. Tudo será alusivo. Ninguém vai sair propondo reeleição de FHC numa propaganda da Petrobrás. A desfaçatez não chegará a tanto.
Mas o período de veiculação do comercial não deixa dúvidas. Será a partir do final de novembro ou início de dezembro. Coincide com o início do debate da reeleição no Congresso. E com o reaquecimento da economia.
Deputados e senadores de oposição estarão criticando FHC no Congresso. Ao mesmo tempo, a população estará sendo massacrada com as propagandas a favor do governo na TV.
Além disso, a economia estará começando a ferver. Será final de ano, e as vendas do comércio sempre crescem nesse período. Medidas da equipe econômica também começarão a surtir efeito no começo do ano que vem.
O porta-voz Sergio Amaral diz não ver nada de mais no fato de a Petrobrás "vincular sua imagem a um país que está dando certo".
Realmente. Eu também não veria nada de mais. Não fosse a Petrobrás uma empresa pública que estará torrando o meu dinheiro e de todos os contribuintes para fazer propaganda a favor do governo.

Texto Anterior: O voto de Deus e do diabo
Próximo Texto: O rock e a cabra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.