São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apuração em São Paulo vai usar 1.152 computadores

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma bateria de 1.151 microcomputadores funcionará no Estado de São Paulo para garantir a apuração dos votos no dia 3. Um computador de grande porte fará a totalização dos dados.
Nas 13 cidades onde a votação será eletrônica, serão 406 micros -235 deles somente na capital.
Segundo Alcina Mara Marques Rodrigues, 37, secretária de Informática do Tribunal Regional Eleitoral, terminada a votação, os disquetes inseridos nas urnas eletrônicas serão levados para uma das 41 juntas apuradoras da capital.
"Os micros encaminhadores (seis por junta) irão pegar os dados de cada dez disquetes, compactar e passar para um micro transmissor", disse. São todos do tipo Pentium, fornecidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Esse transmissor, afirmou Alcina, é que irá enviar os dados para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que fará a totalização.
Alcina garante que não há como um "hacker" interceptar as transmissões. "'Hacker" é um usuário de computador que entra em sistemas alheios e altera os dados.
"Além de as informações estarem criptografadas (codificadas), serão transmitidas por uma linha telefônica dedicada (privativa)."
Senha
Outro dispositivo de segurança que será usado é o "Fire Wall", que, no ato da transmissão, pede uma senha ao operador e automaticamente fornece outra.
Alcina admitiu que as impressoras das urnas eletrônicas que estão sendo usadas para treinamento de eleitores já apresentaram falhas, mas disse que foram substituídas.
Caso a urna falhe após iniciada a eleição, ela seguirá em cédulas de papel. As listagens com esses votos serão digitadas em computadores nas juntas apuradoras.

Texto Anterior: Candidatos 'figurantes' ajudam grandes em SP
Próximo Texto: Outras campanhas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.