São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
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Avaliação é a maior já feita no Estado de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A rede estadual de São Paulo já realizou outras três avaliações esta década, mas nenhuma com a abrangência e profundidade da que ocorreu este ano.
As avaliações anteriores tinham objetivos mais específicos, como por exemplo avaliar os resultados de diferentes políticas educacionais: Ciclo Básico (governo Montoro), Jornada Única (Quércia) e Escolas Padrão (Fleury).
"O objetivo dessa nova pesquisa é fazer uma avaliação que possa servir de referencial para todas as escolas, para que elas possam se olhar e definir seu projeto pedagógico", diz a secretária da Educação, Rose Neubaer.
As provas foram formuladas com base no currículo feito na segunda metade dos anos 80 pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da secretaria. Além de técnicos do governo, participaram da elaboração da prova professores da rede.
Os alunos foram divididos para fazerem as provas -quem respondeu questões de matemática, por exemplo, não foi examinado em português.
Depois da realização da prova, no dia 23 de abril, os próprios professores das escolas fizeram a correção. Desta forma, cada escola teve, imediatamente, um perfil de seu desempenho.
Há tabulações de resultados por escola -embora o governo não tenha apresentado dados que permitam formular um ranking-, e por Delegacia de Ensino (146 ao todo no Estado).

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