São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antunes louva Satã

DA REPORTAGEM LOCAL

Estréia hoje no Sesc Anchieta "Drácula e Outros Vampiros", escrita e dirigida por Antunes Filho, com personagens criados "a partir dos filmes B, dos quadrinhos de Crepax e da extinta revista Kripta".
O espetáculo é um desenvolvimento de "Transilvânia", que o diretor apresentou ano passado, como obra em progresso.
Como no ano passado, o próprio Antunes Filho participa da peça. Agora não mais ao vivo, mas em gravação.
O diretor interpreta poemas de Charles Baudelaire e Sylvia Plath, com a voz carregada.
Por exemplo, um trecho de "As Litânias de Satã", de Baudelaire: "Ó tu, o Anjo mais belo e mais sábio Senhor,/ Deus que a sorte traiu e privou do louvor,/ Tem piedade, Satã, desta longa miséria!"
Também de Baudelaire é a "Oração": "Glória e louvor a ti, Satã, pelas alturas/ Do Céu em que reinaste, e nas furnas obscuras/ Do inferno em que vencido és sonho e sonolência!"
O tom das gravações e do espetáculo é cômico, não faltando "simulacros de Bela Lugosi, Vincent Price e Tom Cruise", atores que interpretam vampiros no cinema.
Ainda segundo a produção, quanto ao tema da peça, "em nome do nacionalismo, da religiosidade e da moralidade são criados sistemas fascinantes, eternos e vampirescos de manipulação".
É o perigo da direita -na expressão do diretor- que a peça denuncia.
Um elemento cênico novo, em "Drácula e Outros Vampiros", foi trazido pelo diretor da viagem que fez a Bali, no início do ano, junto com o cenógrafo J.C. Serroni.
É o Kecak (pronuncia-se queják), uma marcação ritmada de voz e gesto que, no entender de Antunes, cria forte tensão dramática no palco.
No caso, o Kecak é usado em louvor ao mal, aos vampiros -na encenação original, parte da mitologia hindu, é usado contra o mal.

Peça: Drácula e Outros Vampiros
Concepção e direção: Antunes Filho
Cenografia e figurinos: J.C. Serroni
Elenco: grupo Macunaíma Quando: quarta a sábado, às 21h; domingo, às 19h. Estréia hoje, às 21h
Onde: teatro Sesc Anchieta (r. dr. Vila Nova, 245, tel. 256-2281)
Quanto: quarta a sexta e domingo, R$ 16; sábado, R$ 20

Texto Anterior: Ná Ozzetti faz a estréia de 'Love Lee Rita'
Próximo Texto: 'Um Céu de Estrelas' retrata desespero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.