São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israelenses sofrem cerco

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Soldados palestinos salvaram 42 israelenses que foram cercados em Nablus, na Cisjordânia. O incidente ocorreu junto à sinagoga da tumba de José. A maioria dos israelenses é militar.
Segundo o general israelense Uzi Dayan, "uma verdadeira batalha" aconteceu. Mais de mil pessoas, entre civis e outros policiais, fizeram o cerco.
Há informações de que seis soldados israelenses morreram e doze ficaram feridos no local. Não há dados sobre as vítimas entre os palestinos, mas aparentemente houve mortos.
Os membros do Serviço de Segurança da Autoridade Nacional Palestina contiveram os palestinos, que jogavam pedras na guarnição militar cercada. No final da tarde, começou a retirada dos israelenses.
Israel deslocou blindados até a entrada de Nablus. A cidade está sob administração palestina desde o ano passado, ainda que a guarda da tumba do patriarca José pertença a Israel.
Segundo testemunhas, os palestinos substituíram a bandeira israelense pela palestina no túmulo, uma construção feita de pedra amarela que é um ponto sagrado para os judeus e muçulmanos. Houve tiroteios.
Oito veículos militares estacionados atrás da tumba foram queimados pelos manifestantes.

Texto Anterior: Palestinos revivem clima da guerra de 1967
Próximo Texto: Saiba o que foi o movimento da intifada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.