São Paulo, sábado, 28 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado garante velhice sadia

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para os especialistas norte-americanos, o geriatra deve se preocupar em melhorar a qualidade de vida do idoso.
"A maioria deles diz que prefere viver bem cinco anos a viver mal por dez", diz David Polakoff, da Universidade de Harvard.
"Nem todos os idosos precisam de um geriatra. Os que precisam querem encontrar envolvimento e cuidados especiais", diz Jeanne Wei.
Para os dois, o mais importante é fazer com que o idoso precise cada vez menos de remédio e o melhor jeito para chegar a esse objetivo é reeducá-los e mudar o estilo de vida.
"Isso não se aplica só ao idoso. Deixar o cigarro, a bebida em excesso, manter uma dieta saudável e fazer exercícios físicos são atitudes que vão garantir uma velhice com menos riscos", diz Wei.
Segundo os dois, esse é o melhor tratamento geriátrico que os jovens podem procurar. "Meu conselho a uma jovem que quer evitar o envelhecimento do corpo, não só da aparência, é que siga essas orientações", diz Wei.
Convivência
Para os especialistas, a convivência do idoso com a família é tão importante quanto permitir que ele se sinta útil.
Segundo os especialistas, um estudo realizado em Boston mostrou que os estudantes de medicina mais propensos a escolher a carreira geriátrica são os que têm memórias positivas de convivência com o idoso.
"Se um aluno só chega a ter contato com idosos quando está na faculdade ele terá dificuldade de relacionamento. Quanto mais cedo a criança tomar contato com o idoso, melhor será o relacionamento entre eles. E a convivência é benéfica para ambas as partes", diz Wei.
Uma das evidências, segundo ela, foi outra experiência nos EUA. Criaram uma área de convivência mútua entre enfermarias infantis e de idosos.
O resultado foi apreciado pelos dois grupos. Os idosos diminuíram os remédios, as internações e a necessidade de atenção. As crianças aumentaram a autoconfiança, melhoraram as notas na escola e sentiram mais facilidade para se socializar e fazer amigos.
(NR)

Texto Anterior: Mal de Alzheimer terá exame de sangue
Próximo Texto: Imagem de computador pré-cirurgia é condenada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.