São Paulo, sábado, 28 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europeus pedem reunião já

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da França, Jacques Chirac, e os premiês do Reino Unido, John Major, e da Alemanha, Helmut Kohl, enviaram cartas de conteúdo quase idêntico a Netanyahu e a Arafat pedindo uma reunião imediata entre eles.
Os EUA também tentam marcar um encontro entre os dois líderes. A reunião deve acontecer nos próximos dias, no Cairo. Ela foi solicitada por Netanyahu anteontem.
Os dois conversaram ontem, mas não definiram a data -amanhã seria o dia mais provável.
Conselho de Segurança
O Conselho de Segurança começou a discutir ontem uma possível condenação contra Israel.
Os Estados Unidos -que têm poder de veto- pediram ao conselho que não condene Israel, mas que apenas peça o restabelecimento do processo de paz. Vários países fizeram críticas aos israelenses.
O debate começou às 11h22 em Nova York (12h22 em Brasília). Os árabes tentam aprovar junto à ONU uma resolução que condene Israel pelos incidentes, peça o fechamento do túnel de Jerusalém, leve ao reinício das negociações de paz e ao cumprimento dos termos já definidos nos acordos -principalmente a devolução de Hebron.
A Síria disse que a recente crise mostrava que o processo de paz "estava morrendo e poderia já estar enterrado". Mais de 30 países deveriam participar dos debates, inclusive os ministros de Relações Exteriores da França, Rússia, Reino Unido e Alemanha.

Texto Anterior: Netanyahu acusa Arafat pelo conflito
Próximo Texto: Premiê de Israel 'só repete slogans', diz especialista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.