São Paulo, sábado, 28 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compromisso com as negociações

IRIT WAIDERGORN

Os acontecimentos nos territórios de Gaza e Cisjordânia, nos últimos dias, são extremamente graves e preocupantes, mas o processo de paz no Oriente Médio deve continuar.
O governo de Israel está comprometido com o prosseguimento das negociações de paz na região e honrará com todos os acordos firmados pelos governos anteriores, na espera da reciprocidade de seus vizinhos.
Para essa finalidade, foi formada, juntamente com os palestinos, a Comissão de Iniciativas de Alto Nível, que trabalhará para resolver os temas pendentes entre ambas as partes.
Consideramos os recentes incidentes, que acompanharam a abertura da nova entrada do túnel do Muro Ocidental, como parte de uma campanha contínua para obter proveito político, pressionando Israel a fazer concessões e adotar certas posições, antes mesmo que os temas em discussão fossem negociados.
Desde a posse do novo governo de Israel, diversos acontecimentos ocorreram no mundo árabe: a Cúpula do Cairo, encontros de chanceleres árabes, tensões crescentes na fronteira setentrional israelense e declarações nocivas ao processo de paz.
Por todas essas razões, é inevitável concluir que o atual cenário de violência é uma manobra calculada para alcançar certas vantagens políticas antes da retomada das negociações de paz. Não é, de forma alguma, um fato espontâneo causado pela abertura do túnel.
Israel sempre honrou a liberdade de cultos e fé para todas as religiões e, com a abertura do túnel, não teve intenção nenhuma de ferir os sentimentos muçulmanos. As autoridades muçulmanas em Jerusalém foram informadas oficialmente, desde o início do ano, sobre a abertura desse túnel, que somente tem significado turístico para ambos.
Contudo afirmamos que o governo de Israel mantém um compromisso inquebrável para alcançar a paz com seus vizinhos, por meio do diálogo e das negociações.

Texto Anterior: A paz precisa ser salva
Próximo Texto: Cingapura; Esclarecimento; Viajando na maionese; Ação dos urbanistas; Indução a erro; Primeiro prêmio; Cumprimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.