São Paulo, sábado, 28 de setembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
TERRA À VISTA São surpreendentes alguns dos resultados obtidos na avaliação feita em abril pela Secretaria de Estado da Educação nas 5.891 escolas estaduais, envolvendo 1 milhão de alunos de 3ª e 7ª séries, se forem comparados aos que se registraram entre os 2.368 alunos de 23 escolas particulares, que também foram submetidos à mesma avaliação. Considerando apenas as cem escolas da rede pública que obtiveram melhor desempenho, os alunos de 3ª série acertaram, em média, 89% da prova de língua portuguesa e 84% da de matemática, contra as médias de 90% e 89% de acerto, respectivamente, nas instituições privadas. E, mesmo em relação aos alunos de 7ª série, que foram avaliados também em redação, ciências, história e geografia, não se registra uma diferença muito significativa entre os desempenhos das duas redes. Outra surpresa: apenas 2% dessas cem escolas estaduais estão na capital. Mantendo relações mais estreitas com a comunidade, as escolas do interior aparentemente propiciam uma desejável participação de pais e professores na vida escolar dos alunos, agilizando as intervenções que se fizerem necessárias. Ainda que referentes a um universo seleto das escolas estaduais e limitadas a apenas duas séries, essas percentagens são inesperadas, tanto em valores absolutos quanto relativos. Há exceções no sistema, o que é auspicioso. Mas os desafios continuam sendo grandes, sobretudo em relação ao ensino noturno, aos elevados índices de repetência e evasão, e à qualificação dos professores. Por isso mesmo, diagnósticos como os realizados pelas avaliações seriadas representam um importante instrumento de trabalho para administradores e educadores. Ao mesmo tempo em que dimensionam o tamanho dos problemas, os dados indicam quais instituições deverão receber cuidados especiais. E esse já é um bom começo. Texto Anterior: OPÇÃO DE ALTO RISCO Próximo Texto: ANTES DA BORRASCA Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |