São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
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Perda de postagem pode ser indenizada

OSCAR RÖCKER NETTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mandar ou receber produtos pelo correio pode se transformar em uma boa dor de cabeça se o consumidor não tomar alguns cuidados, como se informar sobre o transporte das mercadorias.
Boa parte das pessoas não sabe como proceder corretamente para enviar os produtos e a desinformação gera perdas.
Como a responsabilidade pela embalagem é do remetente, os Correios muitas vezes se eximem de danos ocorridos no transporte.
Mas o consumidor que se sentir prejudicado pode reclamar indenização, mesmo que não tenha declarado o valor da sua postagem.
Para isso, deve recorrer à própria Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) ou ao Procon.
Maurilo Rocha Bonfim, 28, zelador, viveu um desses casos. Ele comprou uma caixa acústica para presentear a igreja de sua cidade natal, Macaúba (Bahia).
Morando em São Paulo, pagou R$ 120 pelo produto e R$ 65 pelo envio. Segundo ele, o aparelho chegou ao destino quebrado e sem condições de uso.
Bonfim foi reclamar na agência. Diz que foi informado que ele era o responsável pela embalagem e por isso não seria reembolsado. "Disseram que é assim mesmo porque as embalagens são empilhadas", afirma.
"Se me avisassem que poderia quebrar, não teria mandado." Ele recorreu ao Procon-SP.
Frequência
Pela reincidência das reclamações, Selma do Amaral, 38, supervisora de serviços do Procon-SP, diz que os consumidores não estão sendo devidamente informados sobre como remeter produtos.
Segundo ela, há confiança "a priori" nos serviços prestados pela empresa. Por isso, o consumidor não se preocupa em tomar maiores cuidados quando faz a postagem nos Correios.
Um dos casos é o da MB Comércio e Ferragens. O diretor-administrativo José Messias Bosqueiro acredita ter perdido um cliente por não declarar os valores.
Ele enviou, de Sumaré (SP) para Contagem (MG), uma encomenda de ferramentas no valor de R$ 317. Quando o cliente recebeu a fatura, ligou para reclamar o não recebimento da mercadoria.
"Nem é pelo valor, mas o cliente acha que o erro foi nosso. Deixou de acreditar na gente", reclama Bosqueiro. Segundo ele, esse foi o primeiro problema grave com remessa de produtos.
"Mas deixei de ter a confiança que tinha nos Correios. Hoje, para clientes de maior porte, mando os produtos por transportadora."
Ele diz que não sabia sobre a declaração de valor, que garante a restituição em caso de extravio.

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