São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996 |
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Perda de postagem pode ser indenizada
OSCAR RÖCKER NETTO
Boa parte das pessoas não sabe como proceder corretamente para enviar os produtos e a desinformação gera perdas. Como a responsabilidade pela embalagem é do remetente, os Correios muitas vezes se eximem de danos ocorridos no transporte. Mas o consumidor que se sentir prejudicado pode reclamar indenização, mesmo que não tenha declarado o valor da sua postagem. Para isso, deve recorrer à própria Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) ou ao Procon. Maurilo Rocha Bonfim, 28, zelador, viveu um desses casos. Ele comprou uma caixa acústica para presentear a igreja de sua cidade natal, Macaúba (Bahia). Morando em São Paulo, pagou R$ 120 pelo produto e R$ 65 pelo envio. Segundo ele, o aparelho chegou ao destino quebrado e sem condições de uso. Bonfim foi reclamar na agência. Diz que foi informado que ele era o responsável pela embalagem e por isso não seria reembolsado. "Disseram que é assim mesmo porque as embalagens são empilhadas", afirma. "Se me avisassem que poderia quebrar, não teria mandado." Ele recorreu ao Procon-SP. Frequência Pela reincidência das reclamações, Selma do Amaral, 38, supervisora de serviços do Procon-SP, diz que os consumidores não estão sendo devidamente informados sobre como remeter produtos. Segundo ela, há confiança "a priori" nos serviços prestados pela empresa. Por isso, o consumidor não se preocupa em tomar maiores cuidados quando faz a postagem nos Correios. Um dos casos é o da MB Comércio e Ferragens. O diretor-administrativo José Messias Bosqueiro acredita ter perdido um cliente por não declarar os valores. Ele enviou, de Sumaré (SP) para Contagem (MG), uma encomenda de ferramentas no valor de R$ 317. Quando o cliente recebeu a fatura, ligou para reclamar o não recebimento da mercadoria. "Nem é pelo valor, mas o cliente acha que o erro foi nosso. Deixou de acreditar na gente", reclama Bosqueiro. Segundo ele, esse foi o primeiro problema grave com remessa de produtos. "Mas deixei de ter a confiança que tinha nos Correios. Hoje, para clientes de maior porte, mando os produtos por transportadora." Ele diz que não sabia sobre a declaração de valor, que garante a restituição em caso de extravio. Texto Anterior: Creche combate desnutrição Próximo Texto: Dicas antes de postar Índice |
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