São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 1996
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Dicas antes de postar

. O remetente é responsável pela embalagem dos produtos. Os Correios não se responsabilizam por danos causados por má embalagem
. Se for remeter produtos frágeis, como um aparelho de som, faça uma embalagem segura
. Declare o valor que está sendo postado, o que garante restituição em caso de extravio. Isso custa entre 0,5% e 1% do valor declarado
. Em caso de dúvida, exija informações no balcão da agência sobre os procedimentos a serem usados

Produtos importados
. Abra a caixa na agência em que for retirar, de preferência na presença de um funcionário dos Correios.
. Em caso de estrago, faça reclamação por escrito e na hora; você também pode se recusar a receber o produto
. Confira se a caixa foi aberta (para checagem da Receita Federal). O problema pode ter sido gerado na loja que vendeu o produto

Prazos de entrega*
Cartas normais
24 horas
Telegrama
Até às 12h do dia seguinte**
Sedex
24 horas
. Se a pessoa se sentir prejudicada por um atraso, pode pleitear indenização junto aos Correios
. A indenização chega a R$ 115 (para postagens sem valor declarado)

Serviço de Atendimento ao Usuários dos Correios
159

*de São Paulo para outras capitais
**Telegrama por telefone das 7h às 21h
Fonte: Procon-SP (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

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