São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de sangue adia cirurgias em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O reduzido estoque de sangue da Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de cerca de 270 hospitais da Grande São Paulo, está causando o adiamento de cirurgias em hospitais da região.
Hoje, a entidade conta com 900 bolsas, quantidade suficiente para apenas um dia. O ideal é manter um nível de 3.500 bolsas, para assegurar o abastecimento por cinco dias.
Como primeira medida para evitar o colapso do sistema de distribuição -o que poderia comprometer o atendimento dos casos de emergência-, alguns hospitais da região, inclusive o Hospital das Clínicas, estão remarcando cirurgias consideradas não-emergenciais, segundo o chefe da divisão de medicina transfusional da Pró-Sangue, Marcelo Cliquét, 34.
"Temos de priorizar as emergências e, quando o estoque atinge níveis baixíssimos, os hospitais optam por remarcar cirurgias comuns", diz Cliquét.
Segundo ele, o motivo da queda no estoque (principalmente dos tipos O positivo e O negativo) é o feriado de final de ano.
No dia 1º de janeiro apenas 30 pessoas compareceram aos postos para doar sangue -em dias normais, a média é de 700 doadores.

Texto Anterior: Cai número de bebês vacinados em 96
Próximo Texto: Colisão entre trem e ônibus fere 35
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.