São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choque matou 15 e feriu 39 pessoas em 96

DA SUCURSAL DO RIO

Um acidente com dois trens na manhã de 18 de setembro do ano passado deixou 15 pessoas mortas e 39 feridas, no município de Japeri (Baixada Fluminense, a cerca de 60 km do Rio).
Segundo a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A), foi o maior acidente em número de mortes já ocorrido com trens da rede.
Um trem de carga com 18 vagões vinha da estação de Dias Tavares, Juiz de Fora (MG). Um trem de passageiros, com três vagões, que saíra de Barra do Piraí (a 122 km), esperava o sinal verde próximo à estação de Japeri.
Sem freio, o trem de carga se chocou na traseira do trem de passageiros.
A comissão da RFFSA que apurou o caso concluiu que o disparo do trem cargueiro teve como provável causa a desativação do sistema de freios dos vagões, ocasionado por obstrução do encanamento geral do sistema de freios. A hipótese de falha humana foi descartada.
A comissão também concluiu que o trem de passageiros ficou parado porque o controle de Japeri ainda não havia aberto o sinal que dá acesso à estação.

Texto Anterior: Colisão entre trem e ônibus fere 35
Próximo Texto: Pitta promete faxina no centro de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.