São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tentativa provocou conflitos

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A limpeza de parte do centro da cidade, anunciada ontem por Pitta, pode ser a primeira manobra da prefeitura para tirar definitivamente as barracas de ambulantes de algumas ruas do chamado centro velho da cidade.
No ano passado, por duas vezes, o ex-prefeito Paulo Maluf tentou remover os ambulantes -inclusive os autorizados- de ruas em volta da praça da Sé, por exemplo.
Uma dessas tentativas, em março, acabou em "batalha urbana", com cerca de 1.500 camelôs de um lado, e 270 fiscais e guardas-civis metropolitanos do outro.
O saldo da briga: 23 ambulantes presos, pelo menos 10 feridos e entre 40 e 50 lojas depredadas.
Quatro meses depois da "batalha" do centro, a prefeitura voltou a anunciar que queria retirar os ambulantes da praça da Sé.
O então administrador da regional da Sé, Victor Davi, chegou a declarar que iria tentar cassar as licenças dos ambulantes autorizados a montar barracas em volta da praça. Com a ajuda da guarda civil, ele chegou a retirar cerca de 50 barracas irregulares, que acabaram voltando dois dias depois.
Segundo apurou a Folha, a intenção da prefeitura é obrigar os ambulantes a sair do local -a justificativa é a limpeza das ruas- e não permitir que eles retornem, inclusive os autorizados.
Seria o primeiro passo para a implantação de um projeto de reurbanização do centro, que já existe na prefeitura desde o governo Maluf.

Texto Anterior: Pitta promete faxina no centro de SP
Próximo Texto: Pitta tem estilo mais "ligth" que o de Maluf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.