São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torneio é mais jovem que NBA

MELCHIADES FILHO
EDITOR DE ESPORTE

O atleta do Campeonato Brasileiro é 5 centímetros mais baixo, 8,4 quilos mais leve e 3,1 anos mais novo que os jogadores da liga profissional norte-americana.
A Folha contabilizou os dados dos 409 jogadores que começaram esta temporada da NBA e dos 183 atletas listados pelos times que disputam o Brasileiro a partir de hoje.
Scottie Pippen, ala do supercampeão Chicago, representa perfeitamente o biótipo da NBA. No Brasil, ele seria mais alto que 69% e mais pesado que 77% dos colegas.
Mas, aos 31 anos, viraria "tio" de 81% dos companheiros.
Na NBA, vigor físico parece garantir sucesso -o Chicago é a mais alta (2,04 m de média) e pesada (109,4 kg) das 29 equipes.
No Brasil, se a lógica fosse a mesma, o título de 97 ficaria com clubes considerados regulares: o Palmeiras, o mais pesado (96 kg), ou o Flamengo, o mais alto (1,98 m).
Na NBA, o time mais velho é o San Antonio Spurs, com atletas de 30,6 anos em média. Guaru e Corinthians-Pony dividem a ponta no Brasileiro (26 anos de média).
Na liga nacional, Oscar Schmidt, do Corinthians-Amway, aparece como o mais velho (38 anos), e Rolando, do Corinthians-Pony, como o mais alto (2,14 m). Três pivôs encabeçam o ranking do peso: Rolando, Janjão, do Report/Mogi, e Gastão, do Joinville (120 kg).
Fernando, do Corinthians-Amway, é o caçula (16 anos) e o mais leve (70 kg). Gianno, do Palmeiras, é o mais baixo (1,73 m).

Texto Anterior: Guerrinha se despede
Próximo Texto: Disputar a São Silvestre às 15h é insuportável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.