São Paulo, sexta-feira, 3 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinheiros testam livros de culinária

EITAN ROSENTHAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma bela série de livros de culinária está chegando às livrarias do país. São os inéditos "Ofélia, o Sabor do Brasil" e "Charlot Of Course", mais os relançamentos "Emmanuel Bassoleil, uma Cozinha Sem Chef", de 1994 e "O Restaurante Fasano e a Cozinha Italiana de Luciano Boseggia", de 1993.
Os relançamentos estão saindo por R$ 59 nas livrarias, contra os R$ 90 que custavam as edições originais de "Emmanuel Bassoleil, uma Cozinha Sem Chef" e "O Restaurante Fasano e a Cozinha Italiana de Luciano Boseggia".
Receitas
Para testar as qualidades dos livros, indo além dos aspectos gráfico e econômico, a Folha pediu a alguns cozinheiros experientes, amadores e profissionais, que executassem uma receita de cada livro e emitissem suas opiniões.
Herman Tacasey, artista plástico, testou e aprovou o "Fasano", buscando nele as receitas mais clássicas para facilitar seu intuito.
Executou, para um grupo de galeristas de Belo Horizonte, o risoto parmegiana, as costeletas de vitela com manteiga e sálvia e o peito de pato com mostarda em grãos. "Mesmo fazendo adequações de ingredientes, todos os resultados foram rápidos e maravilhosos. Deu vontade de comprar o livro", diz Tacasey.
O livro de Bassoleil foi testado pelo "webmaster" (especialista em Internet) André Cymbalista, que serviu a um grupo de amigos a salada de atum vermelho com ervas da Provença e o lombo de porco ao alecrim com legumes provençal.
Para Cymbalista, o livro é sedutor, com pratos bons e bem explicados, mas complicados e sempre mais trabalhosos do que aparentam, por desdobrarem as receitas em várias outras. "Mas isso é típico da culinária francesa e o importante é que os meus convidados adoraram."
Papo de anjo
Rita Lobo, colunista de culinária, surpreendeu-se com o livro de Ofélia pela ousadia das produções fotográficas, ainda mais se comparando com as publicações anteriores da autora.
Na cozinha, optou por um prosaico papo de anjo, para servir ao namorado, que aliás adorou. "O livro dá boas dicas práticas, estimula a criatividade e, melhor de tudo, traz receitas simples de fazer", afirma.
Adriana Figueiredo, chefe de cozinha do bufê Ginger, e Marcia Sutter, publicitária, testaram o "Charlot". "Tendo bons ingredientes, não é preciso ser um expert para atingir bons resultados", comenta Adriana depois de preparar panquecas de camembert e haddock com molho de dill.
Sutter preparou uma sopa de morangos muito simples e agradou em cheio a um grupo de amigas. "Foi o máximo", conta ela, "rápido, bonito e gostoso".

Lançamentos: "Ofélia, o Sabor do Brasil" (136 págs.) e "Charlot Of Course" (154 págs.)
Relançamentos: "Emmanuel Bassoleil, uma Cozinha Sem Chef" (154 págs.) e "O Restaurante Fasano e a Cozinha Italiana de Luciano Boseggia" (144 págs.)
Onde comprar: Livraria Cultura (av. Paulista, 2073, Cerqueira César, tel. 011/285-4033); Avant Gard (tel. 011/240-0402) e Melhoramentos (praça Nossa Senhora Aparecida, 197, Moema, tel. 011/5561-2514)

E-maileitan@trattoria.com

Texto Anterior: Diretor brasileiro prepara co-produção com a Espanha
Próximo Texto: Justo, Villa Paulistana cobra pelo que oferece
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.