São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exercício ajuda a enfrentar vestibular

DA REPORTAGEM LOCAL

Beber muito líquido, fazer refeições leves e saudáveis, dormir bem e praticar exercícios físicos. Essa é a principal receita para os jovens enfrentarem com saúde e disposição a "maratona" do vestibular.
O "pesadelo" dos estudantes que estão prestando vestibular começou no mês passado e continua neste mês, quando algumas universidades e faculdades realizam sua segunda fase de provas.
Esse período é muito desgastante física e psicologicamente para os candidatos. Eles normalmente sentem-se pressionados pelos pais, colegas e professores a ter um bom desempenho e passar nos mais concorridos cursos do país.
Além disso, têm que estar preparados fisicamente para enfrentar provas longas por vários dias, com curtos intervalos de tempo.
Isso tudo faz com que aumente a ansiedade e a tensão dos vestibulandos. Muitos se desesperam e começam a estudar de última hora, passam noites em claro decorando fórmulas e tomando substâncias estimulantes -guaraná em pó ou café- para se manterem acordados.
Esse comportamento, no entanto, aumenta a ansiedade do candidato e pode atrapalhar seu desempenho nas provas.
O melhor a fazer, segundo profissionais, é manter-se ativo física e psicologicamente, deixando para pensar na prova quando estiver com ela na mão.
Mas o vestibulando deve se cuidar para essa ansiedade não atingir níveis que atrapalhem seu desempenho (leia texto abaixo).
Preparação física
Um dos fatores mais importantes na guerra contra o estresse é a prática de exercícios físicos.
Segundo a pediatra Ana Maria de Ulhôa Escobar, médica-chefe da unidade semi-intensiva do Instituto da Criança, a atividade física é fundamental. Ela consome a adrenalina originada pelo estresse, fazendo a pessoa se sentir relaxada.
O vestibulando, diz ela, deve praticar a atividade de sua preferência -natação, jogging, caminhada- na véspera da prova ou pela manhã, se a prova for à tarde.
"Fazendo atividades dentro de seus limites físicos, o candidato estará menos estressado e melhor preparado para enfrentar horas de prova", afirma Ana Maria.
Outra dica é fazer alguns exercícios de alongamento e relaxamento muscular, principalmente no pescoço, costas e braços -pontos de maior tensão.

Texto Anterior: 80% de favelados estão armados
Próximo Texto: Como driblar a maratona do vestibular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.